10 filmes que você provavelmente não sabia que são independentes

Anteriormente, nós explicamos neste post a confusão em torno da definição correta do que é uma produção independente. Seguindo a concepção mais aceita, nós fizemos uma lista de grandes filmes que você provavelmente não sabia que podiam ser considerados indie. A lista está organizada de acordo com o orçamento, indo do maior para o menor, sendo que nenhum deles ultrapassa a marca de 20 milhões de dólares. Os dados financeiros foram retirados do site Box Office Mojo, especializado no assunto.

1) Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance) | Alejandro G. Iñárritu | EUA | 2015 | US$ 16,5 milhões
Com um elenco repleto de estrelas, esse ganhador de quatro Oscars – incluindo o de Melhor Filme – mal conseguiu bancar 40 figurantes durante sua produção. O ambicioso projeto de Iñárritu enfrentou algumas dificuldades para achar um estúdio que financiasse seus gastos. Por fim, ele foi salvo pela Searchlight e pela New Regency, duas subsidiárias independentes de grandes estúdios que se juntaram para bancar o filme. Uma curiosidade: as duas empresas também se juntaram no ano anterior para financiar “12 Anos de Escravidão”, de Steve McQueen, que também acabou ganhando a principal estatueta do Oscar.

2) Amnésia

Memento | Christopher Nolan | EUA | 2000 | US$ 9 milhões
O primeiro grande filme de Christopher Nolan enfrentou várias dificuldades até se tornar esse clássico aclamado pelos cinéfilos. Suas primeiras exibições foram restritas aos festivais de cinema onde ele ganhou grande fama e repercussão. Isso não foi suficiente para os estúdios norte-americanos, que se recusavam a distribuir o filme para as salas de cinema convencionais. Depois de várias recusas, Amnésia foi comprado pela quase falida Newmarket – que, um ano depois, seria responsável pelo sucesso cult Donnie Darko. A popularidade da produção foi tão surpreendente que vários estúdios que haviam recusado a distribuição tentaram voltar atrás e comprar os direitos.

3) Pulp Fiction: Tempo de Violência

Pulp Fiction | Quentin Tarantino | EUA | 1994 | US$ 8,5 milhões
A Miramax, responsável pelo filme, era um estúdio independente até meados de 1993 quando foi comprada pela Disney. Pulp Fiction consolidou essa nova era da empresa sendo o primeiro projeto a ser realizado após a compra. Ainda assim, o grande sucesso de Tarantino foi feito nos moldes do mercado independente: com baixo orçamento e financiado apenas pela Miramax. Para manter os custos baixos, a equipe teve que recorrer a alguns artifícios como estabelecer um salário igual para todos os atores, independente da fama que já possuíam na indústria. 

4. O Exterminador do Futuro

The Terminator | James Cameron | EUA | 1984 | 6,4 milhões
Um dólar. Foi por essa fortuna que James Cameron vendeu o roteiro do filme que daria origem a uma das franquias de ficção científica mais famosas até hoje. Na época, Cameron era obcecado com o projeto e chegou a demitir seu agente porque ele não tinha gostado da premissa e aconselhou que o diretor deixasse a ideia de lado. Os filmes do Exterminador do Futuro foram inicialmente produzidos fora dos grandes estúdios e arrecadaram mais de 1 bilhão de dólares no mundo todo, consolidando a carreira do ator Arnold Schwarzenegger.

5. Dirty Dancing – O Ritmo Quente

Dirty Dancing | Emile Ardolino | EUA | 1987 | US$ 6 milhões
A Vestron Pictures quase não lançou esse grande clássico da década de 80. Acostumada a distribuir filmes apenas em fitas de vídeo, esta seria a primeira produção da empresa nas salas de cinema, o que era um risco por si só. Tudo foi agravado com as críticas negativas de alguns integrantes da indústria cinematográfica e com a retirada de alguns apoios comerciais devido à narrativa secundária sobre um aborto ilegal – que, segundo estatísticas levantadas na época, 39% dos espectadores não perceberam. Ainda assim, o filme saiu do papel e se tornou um sucesso instantâneo, deixando um legado repleto de cenas e músicas marcantes.

6. Encontros e Desencontros

Lost in Translation | Sofia Coppola | EUA | 2003 | US$ 4 milhões
Talvez com um orçamento maior a jornada de gravações dessa obra de Sofia Coppola teria sido menos turbulenta. O filme foi rodado durante 27 dias em Tóquio com uma equipe composta em sua maioria por profissionais locais. Problemas com o idioma e divergências culturais eram obstáculos comuns nos bastidores. Além de quase ter sido presa várias vezes durante filmagens em locais públicos, a equipe chegou muito perto de se envolver acidentalmente com a organização criminosa Yakuza ao filmar nos territórios da máfia. Os riscos valeram a pena. O filme arrecadou 119 milhões de dólares mundialmente e é o preferido e "mais pessoal" da diretora.

7. Rocky: Um Lutador

Rocky | John G. Avildsen | EUA | 1976 | US$ 1,1 milhão
Escrito e estrelado pelo até então desconhecido Sylvester Stallone, Rocky era um risco que os grandes estúdios não queriam correr. O projeto foi acolhido pela United Artists, uma organização de artistas que visava sair do sistema mais comercial da indústria cinematográfica. Stallone não era a primeira opção para o protagonista, mas o ator insistiu tanto que os produtores, mesmo com receio, aceitaram. O filme rendeu três Oscars, incluindo o de Melhor Filme, e cerca de 225 milhões de dólares mundo afora.

8. Psicose

Psycho | Alfred Hitchcock | EUA | 1960 | US$ 800 mil
Psicose é talvez o filme mais conhecido do diretor Alfred Hitchcock, no entanto, a Paramount se recusou a bancar o projeto na época. A ideia provavelmente era muito arriscada: um serial killer que, travestido como sua mãe, mata a protagonista em meia hora de filme, o que foi revolucionário para o gênero de terror. A rejeição do estúdio obrigou Hitchcock e sua esposa a bancarem a produção com o próprio dinheiro. O casal usou membros da equipe do programa de TV “Alfred Hitchcok Presents” (1955-1965) para diminuir os gastos. 

9. Mad Max

Mad Max | George Miller | Austrália | 1979 | US$ 350 mil
Formado em medicina, o diretor George Miller bancou toda a produção com as economias adquiridas no seu trabalho em uma sala de emergência hospitalar - onde Byron Kennedy, um dos produtores do filme, era o motorista que levava o futuro cineasta para fazer algumas consultas. Mad Max rendeu uma franquia bem lucrativa que foi ressuscitada em 2015 e é considerado o abre-alas para filmes australianos no mercado norte-americano. Além disso, foi a estreia do ator Mel Gibson nas telonas. 


10. Atividade Paranormal

Paranormal Activity | Oren Peli | EUA | 2007 | US$ 15 mil
Assim como várias franquias de terror famosas - Sexta-Feira 13 e Halloween - Atividade Paranormal também teve sua origem em um projeto independente. Gravado em apenas 10 dias com uma câmera digital, o primeiro filme da série foi todo rodado na casa do próprio diretor. A Dreamworks, que comprou os direitos de distribuição, gostou tanto da ideia que chegou a pensar em refazer a produção do zero, só que dessa vez com um orçamento maior. O que determinou o lançamento da versão original foi o diretor Steven Spielberg. Convidado pelo estúdio para assistir o corte final, ele ficou tão assustado que chegou a pensar que o DVD enviado pela produção estava assombrado. O filme é considerado um dos mais rentáveis até hoje quando se trata da relação orçamento/lucro: custou apenas 15 mil dólares, arrecadou mais de 193 milhões e ainda rendeu uma franquia com um lucro mundial de mais de 889 milhões.
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