Anteriormente, nós explicamos
neste post a confusão em torno da definição correta do que é uma
produção independente. Seguindo a concepção mais aceita, nós fizemos uma lista de grandes filmes que você provavelmente não sabia que podiam ser considerados
indie. A lista está organizada de acordo com o orçamento, indo do maior para o menor, sendo que nenhum deles ultrapassa a marca de 20 milhões de dólares. Os dados financeiros foram retirados do site
Box Office Mojo, especializado no assunto.
1) Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance) | Alejandro G. Iñárritu | EUA | 2015 | US$ 16,5 milhões
Com um elenco repleto de estrelas, esse
ganhador de quatro Oscars – incluindo o de Melhor Filme – mal conseguiu bancar 40 figurantes durante sua produção. O ambicioso projeto de
Iñárritu enfrentou algumas dificuldades para achar um estúdio que financiasse seus gastos. Por fim, ele foi salvo pela Searchlight e pela New Regency, duas subsidiárias independentes de grandes estúdios que se juntaram para bancar o filme. Uma curiosidade: as duas empresas também se juntaram no ano anterior para financiar “
12 Anos de Escravidão”, de Steve McQueen, que também acabou ganhando a principal estatueta do Oscar.
2) Amnésia
Memento | Christopher Nolan | EUA | 2000 | US$ 9 milhões
O primeiro grande filme de
Christopher Nolan enfrentou várias dificuldades até se tornar esse clássico aclamado pelos cinéfilos. Suas primeiras exibições foram restritas aos
festivais de cinema onde ele ganhou grande fama e repercussão. Isso não foi suficiente para os estúdios norte-americanos, que se recusavam a distribuir o filme para as salas de cinema convencionais. Depois de várias recusas, Amnésia foi comprado pela quase falida Newmarket – que, um ano depois, seria responsável pelo sucesso cult
Donnie Darko. A popularidade da produção foi tão surpreendente que vários estúdios que haviam recusado a distribuição tentaram voltar atrás e comprar os direitos.
3) Pulp Fiction: Tempo de Violência
Pulp Fiction | Quentin Tarantino | EUA | 1994 | US$ 8,5 milhões
A
Miramax, responsável pelo filme, era um estúdio independente até meados de 1993 quando foi comprada pela Disney. Pulp Fiction consolidou essa nova era da empresa sendo o primeiro projeto a ser realizado após a compra. Ainda assim, o grande sucesso de
Tarantino foi feito nos moldes do mercado independente: com baixo orçamento e financiado apenas pela Miramax. Para manter os custos baixos, a equipe teve que recorrer a alguns artifícios como estabelecer um
salário igual para todos os atores, independente da fama que já possuíam na indústria.
4. O Exterminador do Futuro
The Terminator | James Cameron | EUA | 1984 | 6,4 milhões
Um dólar. Foi por essa fortuna que
James Cameron vendeu o roteiro do filme que daria origem a uma das franquias de ficção científica mais famosas até hoje. Na época, Cameron era obcecado com o projeto e chegou a demitir seu agente porque ele não tinha gostado da premissa e aconselhou que o diretor deixasse a ideia de lado. Os filmes do Exterminador do Futuro foram inicialmente produzidos fora dos grandes estúdios e arrecadaram mais de 1 bilhão de dólares no mundo todo, consolidando a carreira do ator
Arnold Schwarzenegger.
5. Dirty Dancing – O Ritmo Quente
Dirty Dancing | Emile Ardolino | EUA | 1987 | US$ 6 milhões
A Vestron Pictures quase não lançou esse grande clássico da
década de 80. Acostumada a distribuir filmes apenas em fitas de vídeo, esta seria a primeira produção da empresa nas salas de cinema, o que era um risco por si só. Tudo foi agravado com as
críticas negativas de alguns integrantes da indústria cinematográfica e com a retirada de alguns apoios comerciais devido à narrativa secundária sobre um aborto ilegal – que, segundo estatísticas levantadas na época, 39% dos espectadores não perceberam. Ainda assim, o filme saiu do papel e se tornou um
sucesso instantâneo, deixando um legado repleto de cenas e músicas marcantes.
6. Encontros e Desencontros
Lost in Translation | Sofia Coppola | EUA | 2003 | US$ 4 milhões
Talvez com um orçamento maior a jornada de gravações dessa obra de
Sofia Coppola teria sido menos turbulenta. O filme foi rodado durante
27 dias em Tóquio com uma equipe composta em sua maioria por profissionais locais. Problemas com o idioma e
divergências culturais eram obstáculos comuns nos bastidores. Além de quase ter sido presa várias vezes durante filmagens em locais públicos, a equipe chegou muito perto de se envolver acidentalmente com a
organização criminosa Yakuza ao filmar nos territórios da máfia. Os riscos valeram a pena. O filme arrecadou 119 milhões de dólares mundialmente e é o preferido e "mais pessoal" da diretora.
7. Rocky: Um Lutador
Rocky | John G. Avildsen | EUA | 1976 | US$ 1,1 milhão
Escrito e estrelado pelo até então desconhecido
Sylvester Stallone, Rocky era um risco que os grandes estúdios não queriam correr. O projeto foi acolhido pela United Artists, uma organização de artistas que visava sair do
sistema mais comercial da indústria cinematográfica. Stallone não era a primeira opção para o protagonista, mas o ator insistiu tanto que os produtores, mesmo com receio, aceitaram. O filme rendeu
três Oscars, incluindo o de Melhor Filme, e cerca de 225 milhões de dólares mundo afora.
8. Psicose
Psycho | Alfred Hitchcock | EUA | 1960 | US$ 800 mil
Psicose é talvez o filme mais conhecido do diretor
Alfred Hitchcock, no entanto, a Paramount se recusou a bancar o projeto na época. A ideia provavelmente era muito arriscada: um serial killer que, travestido como sua mãe, mata a protagonista em meia hora de filme, o que foi
revolucionário para o gênero de terror. A rejeição do estúdio obrigou Hitchcock e sua esposa a bancarem a produção com o
próprio dinheiro. O casal usou membros da equipe do programa de TV “Alfred Hitchcok Presents” (1955-1965) para diminuir os gastos.
9. Mad Max
Mad Max | George Miller | Austrália | 1979 | US$ 350 mil
Formado em medicina, o diretor
George Miller bancou toda a produção com as economias adquiridas no seu trabalho em uma sala de emergência hospitalar - onde Byron Kennedy, um dos produtores do filme, era o motorista que levava o futuro cineasta para fazer algumas consultas. Mad Max rendeu uma franquia bem lucrativa que foi ressuscitada em 2015 e é considerado o abre-alas para
filmes australianos no mercado norte-americano. Além disso, foi a
estreia do ator Mel Gibson nas telonas.
10. Atividade Paranormal
Paranormal Activity | Oren Peli | EUA | 2007 | US$ 15 mil
Assim como várias franquias de terror famosas -
Sexta-Feira 13 e Halloween - Atividade Paranormal também teve sua origem em um projeto independente. Gravado em apenas 10 dias com uma
câmera digital, o primeiro filme da série foi todo rodado na casa do próprio diretor. A Dreamworks, que comprou os direitos de distribuição, gostou tanto da ideia que chegou a pensar em refazer a produção do zero, só que dessa vez com um orçamento maior. O que determinou o lançamento da versão original foi o diretor
Steven Spielberg. Convidado pelo estúdio para assistir o corte final, ele ficou tão assustado que chegou a pensar que o DVD enviado pela produção estava assombrado. O filme é considerado um dos mais rentáveis até hoje quando se trata da relação orçamento/lucro: custou apenas 15 mil dólares, arrecadou mais de 193 milhões e ainda rendeu uma franquia com um lucro mundial de mais de 889 milhões.
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