A (esquecível) composição sonora do Universo Marvel

Trilhas sonoras são uma parte extremamente importante em um filme, modificando nosso olhar para uma determinada cena e ajudando na construção das personagens. Algumas são tão impactantes que são lembradas mesmo depois de décadas. No entanto, uma das maiores franquias do cinema não tem uma trilha sonora memorável: o Universo Cinematográfico Marvel (UCM).

Com 15 filmes e 6 séries lançados até hoje e uma bilheteria que ultrapassa os 10 bilhões de dólares, a franquia é incontestavelmente um sucesso. Então porque ela não está também entre as trilhas sonoras mais marcantes do cinema?

Você pode não ter visto alguns clássicos do cinema, mas com certeza consegue cantarolar mentalmente temas como Star Wars, Indiana Jones e O Poderoso Chefão. Mas você consegue se lembrar do tema dos Vingadores (2012) ou talvez do Capitão América (2011)? E afinal, o que faz com que os primeiros filmes sejam lembrados pela música e os últimos citados não? O canal americano no Youtube "Every Frame is a Painting" exemplificou alguns conceitos neste vídeo e trazemos uma análise para você. Confira:

1. Cada filme possui um tema diferente

Não é só o fato da trilha sonora ser memorável que a torna famosa. A repetição também faz com que seja mais fácil para o público lembrá-la. A Marvel escolheu utilizar um tema diferente para cada um dos seus filmes e, até mesmo o tema de abertura do estúdio modifica a cada nova fase. O que não é necessariamente ruim, já que facilita a identificação de um filme e da fase em que o Universo se encontra. No vídeo a seguir podemos conferir todas as introduções utilizadas pelo estúdio Marvel de 2008 a 2016. Confira:

2. As músicas utilizadas não evocam uma resposta emocional

Os filmes da Marvel são conhecidos por seu teor mais leve e constantes piadas. Durante as cenas emocionantes e tristes é comum que a tensão dure pouco tempo, sendo finalizada por um momento de descontração. É usual também que, quando há um momento de tensão ou emoção eles nem cheguem a utilizar alguma trilha sonora e, quando usam, ela está em um volume bem baixo, sendo em alguns momentos, inclusive, dispensáveis.


Nessa cena do Homem de Ferro (2008) vemos Tony Stark fazer testes em sua armadura.  No início, a música está tão baixa que é difícil ouvi-la. Conforme ele consegue estabilidade durante o voo, a música gradualmente aumenta de volume. No entanto, ela não é forte o suficiente para indicar tensão ou sucesso.

3. As músicas são baixas demais para serem notadas

Além ser interrompida para o alívio cômico, muitas vezes a Marvel escolhe colocar a música em um volume muito baixo. Tal efeito faz com que as pessoas prestem mais atenção na cena e nas informações, no entanto isso pode anular a resposta emocional. A música tem o poder de ampliar o sentimento que a cena transmite, mas se para ouvi-la, você tem que ignorar todo o resto, ela perde o seu sentido. 

Esta cena dos Vingadores (2012) foi adicionada com o único objetivo de trazer emoção tanto para os espectadores quanto para os personagens envolvidos. No entanto, a música de fundo, que poderia ter sido usada para aumentar a sensação de heroísmo, é tão baixa que só conseguimos essa sensação através das palavras de Samuel L. Jackson.

4. São utilizadas de maneira previsível

A música ajuda a construir o cenário, portanto é comum que ela seja utilizada de acordo com o que esperamos da cena. Infelizmente isso não rende trilhas memoráveis, já que não são surpreendentes ou já apresentam os problemas citados anteriormente.



Homem Formiga (2015) é um filme mais leve e cheio de momentos de descontração, e a maioria das cenas trazem uma música de fundo para compor isso. Na cena em que vemos Luis explicando sobre o roubo que eles realizarão, há uma música que insinua destreza e um pouco de comédia, exatamente o que o personagem representa.

Você concorda com as análises? Consegue lembrar de alguma composição dos filmes desse universo?
Compartilhe com a gente sua opinião!

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.