Tudo o que você queria saber sobre o Oscar

O prêmio cinematográfico mais famoso do mundo começou de forma bem singela. Recheada de polêmicas ao longo dos anos, a cerimônia que ocorre anualmente desde 1929 tem muita história. Mas você sabe como tudo começou? Os bastidores da premiação mais badalada do cinema você confere nessa matéria especial que a 365 preparou !

UM POUCO DE HISTÓRIA

O 'nascimento' da Academia, em 1927
Em 1927, o chefe dos estúdios da MGM [Metro-Goldwyn-Mayer], Louis B. Mayer e alguns convidados durante um jantar, discutiram a criação de um grupo para beneficiar a indústria cinematográfica. Nasceu então a International Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Academia Internacional de Artes e Ciências Cinematográficas), com o ator Douglas Fairbanks como seu primeiro presidente. 

Primeira entrega de prêmios do Oscar
Concordando em instituir um prêmio anual, só em 1929 acontece a primeira premiação, com o objetivo de promover filmes, artistas e estúdios. A cerimônia foi em forma de um banquete, que ocorreu no dia 16 de maio no Roosevelt Hotel, com 270 participantes. Nessa primeira edição, os ganhadores foram anunciados três meses antes! No ano seguinte a Academia manteve os resultados em segredo, mas deu uma lista antecipada aos jornais para publicação às 23 horas. Esse procedimento continuou até 1940, quando o Los Angeles Times quebrou o acordo e publicou a lista de vencedores pouco antes da cerimônia começar. Isso fez com que eles passassem a utilizar o sistema de envelope selado - usado até hoje. 

Em 1930, a expectativa para a premiação era tanta que uma estação de rádio de Los Angeles fez uma transmissão ao vivo. Essa foi a primeira vez que o público em geral teve contato com o glamour de uma das maiores festas do cinema. Mas foi somente em 1953 que ocorreu a primeira transmissão televisionada da cerimônia, para os Estados Unidos e Canadá. Em 1966, foi a vez da primeira transmissão em cores, e só em 1969 que o Oscar se tornou internacional, sendo exibido em 200 países. [No Brasil, ele chegou um ano depois, 1970, sendo que nosso país e o México foram os primeiros países, além dos Estados Unidos e do Canadá, a televisionarem ao vivo, via satélite].

Atualmente ela é televisionada ao vivo para mais de 225 países ao redor do mundo!

A realização da cerimônia enfrentou poucos problemas através dos anos: em 1938 foi adiada pela primeira vez, devido as inundações em Los Angeles. Em 1968, o Oscar foi adiado alguns dias em respeito ao falecimento do Dr. Martin Luther King Jr. E o último adiamento, foi em 1981, quando houve uma tentativa de assassinato do então presidente estadunidense, Ronald Reagan.

O OBJETO MAIS COBIÇADO

Na época da formação da Academia, a ideia era criar um troféu ‘majestoso’. O diretor de arte da MGM, Cedric Gibbons, projetou a famosa estatueta que conhecemos hoje: um cavaleiro segurando sua espada, em cima de um rolo de filme. As estatuetas são de bronze maciço e banhadas em ouro 24 quilates! Elas medem 34 centímetros e pesam 3,85 kg.

Os cinco raios que saem da estatueta representam as cinco áreas originais da Academia: diretores, atores, escritores, produtores e técnicos. 

Oficialmente, o nome do prêmio não é Oscar, e sim Academy Award of Merit. As lendas de como o apelido surgiu são várias, a mais comum delas é de que a bibliotecária da Academia [e eventual diretora executiva] Margaret Herrick ao ver o troféu pela primeira vez, comentou que ele se assemelhava a seu tio Oscar. A Academia não adotou o nome oficialmente até 1939, mas não deu outra, “Oscar” já estava na boca do povo.

Ah! E até hoje, a Academia já entregou 3.048 prêmios!

REGRAS

As regras que tornam um filme elegível para o Oscar diferem de categoria para categoria, bem como os prazos para se inscrever (se você quiser conferir regra por regra, clique aqui!)

Para ter uma ideia de tempo, por exemplo, as regras e prazos valendo para essa edição de 2017, foram divulgados em junho de 2016.

Tudo é muito bem organizado, já temos até mesmo a data da premiação do ano que vem! A 90ª cerimônia do Oscar vai acontecer em 04 de março de 2018

Com muitas variações desde a primeira edição, atualmente, a cerimônia principal do Oscar é feita em vinte e quatro categorias concorrentes, sendo elas: Melhor Ator; Ator Coadjuvante; Melhor Atriz; Atriz Coadjuvante; Longa-Metragem de Animação; Direção de Arte; Diretor de Fotografia; Figurino; Direção; Filme Documentário; Curta Documentário; Edição de Filme; Roteiro Original; Roteiro Adaptado; Efeitos Visuais; Edição de Som; Som; Curta-Metragem – Filme; Curta-Metragem – Animado; Melhor Filme; Música (Canção); Trilha Sonora; Maquiagem; e Filme em Língua Estrangeira.

A votação das nomeações é realizada usando cédulas de papel e/ou on-line. Essa votação para nomeações começa no final de dezembro, e todos os votos são computados pela empresa PricewaterhouseCoopers.

Os resultados da nomeação são então anunciados em uma conferência de imprensa ao vivo em meados de janeiro [como ocorreu no começo desse ano].

Logo após, começa o processo de votação para os vencedores. A maioria das categorias é nomeada pelos membros do ramo correspondente: atores nomeando atores, editores de filmes nomeando editores, etc. No entanto, algumas categorias, como Filme em Língua Estrangeira e Animação têm regras especiais para votação.

Todos os membros com direito a voto da Academia são elegíveis para selecionar os nomeados para Melhor Filme.

OSCAR HONORÁRIO

Jackie Chan recebendo o Oscar Honorário pelo pioneirismo em sua carreira, em novembro de 2016
O prêmio de Oscar Honorário é concedido para quem contribuiu de formas excepcionais para o cinema, como o conjunto da obra de diretores e artistas. Também pode ser dado a uma organização, como a National Film Board of Canadá em 1988, ou até mesmo uma empresa, como a Eastman Kodak, que recebeu nesse mesmo ano. Há também a possibilidade de ser conquistado por serviços excepcionais prestados para a Academia, sendo que a última vez que isso aconteceu foi em 1979, quando uma estatueta do Oscar foi entregue a Hal Elias, que tinha servido mais de 25 anos no Conselho de Governadores da Academia.

O prêmio é dado a critério do Conselho de Governadores e não é necessariamente concedido todos os anos. Além de acontecer separadamente da cerimônia principal.

Uma das entregas mais curiosas, foi em 1939, quando Walt Disney recebeu um Oscar em tamanho normal e sete estatuetas em miniatura, pela obra "Branca de Neve e os Sete Anões" (1937), em reconhecimento por sua inovação significativa, para o novo campo dos desenhos animados.

Gostou de saber mais sobre o Oscar? Deixe sua opinião nos comentários.

E não se esqueça: a 89ª cerimônia do Oscar é nesse domingo!

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.