"Sem Raiz" e o cinema como motor ideológico | 20ª Mostra de Tiradentes

O cinema pode ser uma ferramenta potente na criação de um imaginário coletivo dominante e na exposição de um discurso ideológico. Nesse sentido, fazer cinema também é fazer política. Partindo desse pressuposto Sem Raiz, do diretor paulista Renan Rovida, articula um discurso marxista anti-capitalista a partir da história de cinco mulheres que expõem, com ações do cotidiano, a precariedade das relações de trabalho.

Sem Raiz é dividido em quatro pequenas histórias (Sem Emprego, Sem Lucro, Sem Propriedade e Sem Comunidade) costuradas por cenas de mulheres num assentamento de trabalhadores sem terra. “A gente começou o projeto num trabalho colaborativo, bem baseado em teatro de grupo de São Paulo. Em 2014 começamos a pesquisar sobre empreendedorismo feminino, eu trouxe uma cartilha de uma palestra do Sebrae, e alguns materiais teóricos em que a Talita [Araújo] começou a trabalhar no roteiro. O processo é o seguinte: a gente pesquisa alguns temas, alguns materiais em comum e a fazemos uma cena, e se improvisa a partir disso, aí então eu e a Talita escrevemos sobre esse improviso e foi a partir desse processo de troca que o roteiro foi construído e os personagens foram nascendo”, comenta o diretor.

O caminho da expressão audiovisual como forma de embate e resistência cria um canal entre arte e política que atua também como um tipo de manifesto autoral. O longa de estreia de Renan Rovida segue o ponto de vista do trabalhador, algo que também está presente em criações anteriores do diretor, como nos curtas metragens: Entre nós, dinheiro; e Coice no Peito. Esse é o caminho possível de um coletivo de cinema (tela suja filmes) que questiona as relações de poder e se coloca em embate com isso.

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.