7 curiosidades sobre Trainspotting, de Danny Boyle

A continuação de Trainspotting (1996), filme de Danny Boyle baseado no livro homônimo de Irvine Welsh, estreia no Brasil no dia 16 de fevereiro (quinta-feira). Para relembrar o primeiro filme e se preparar para a continuação das histórias de Mark Renton (Ewan McGregor), Sick Boy (Jonny Lee Miller), Spud (Ewen Bremner) e Begbie (Robert Carlyle), um grupo de viciados em heroína que vive em um subúrbio de Edimburgo, na Escócia, separamos algumas curiosidades do filme de 1996. Confira:

1) Baixo orçamento


Devido ao orçamento reduzido de $2,5 milhão, a maioria das cenas tiveram que ser gravadas em um único take e as gravações duraram apenas sete semanas e meia.

2) Braço falso


Para as cenas de close-up de Ewan McGregor injetando heroína, o departamento de maquiagem construiu um braço prostético por cima do braço do ator, com veias pulsando e pequenas bolsas de sangue que apareciam quando a pele era perfurada pela agulha hipodérmica. Nesta entrevista para o jornal britânico The Independent, Ewan conta mais detalhes do processo.


3) Dieta especial


Ewan McGregor se submeteu a uma dieta especial para conseguir a aparência de um jovem viciado em drogas, perdendo até 12 quilos para fazer o papel de Renton.

4) Banheiro com cheiro de chocolate



A famosa cena do "pior banheiro da Escócia" - Worst Toilet in Scotland - foi na verdade feita com mousse de chocolate, apresentando um cheiro bem diferente do imaginado ao se assistir o filme. Curiosamente, alguns anos depois, o diretor usou o mesmo truque em seu filme "Quem Quer Ser Um Milionário?", de 2008. Além do chocolate, entretanto, foi usado também creme de amendoim para criar a consistência desejada para esta cena do longa.

5) A Escolhida


Para a personagem Diane, o diretor do filme queria alguém sem experiência prévia, para que ninguém questionasse que uma atriz de 19 anos estivesse interpretando o papel de uma jovem de 14 anos. Assim, os cineastas entregavam flyers em baladas perto de Glasgow e até mesmo abordavam mulheres na rua. Quando Danny Boyle avistou Kelly Macdonald, ele sabia que ela era a escolha certa. Após o sucesso de Trainspotting, Macdonald estrelou filmes como "Elizabeth" (1998), "Onde Os Fracos Não Têm Vez" (2007) e "Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2" (2011).
    

6) Mudança de papéis


Ewen Bremner interpretou Mark Renton no teatro, mas Danny Boyle sempre imaginou Ewan McGregor no papel após trabalhar com o ator em Cova Rasa (1994), primeiro filme de Boyle. Então, Bremner ficou com o papel de Spud.


7) Participação especial


Irvine Welsh, o escritor do livro que deu origem ao filme, faz uma participação no filme como Mikey Forrester.

Trainspotting 2 estreia no dia 16 de fevereiro nos cinemas do BrasilAproveite para ver o trailer legendado e se preparar para o filme:



365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.