10 clipes musicais inspirados em filmes

Rock, heavy metal, pop, new wave, hip hop. Bandas e artistas de todos os estilos musicais já foram influenciadas pelo cinema. Seja para homenagear um diretor ou somente um filme, os clipes sempre fazem o público se lembrar daquele filme favorito, e quem sabe, podem fazer até com que a gente reveja. Pensando nisso, selecionamos alguns clipes musicais com referência ao mundo cinematográfico. Confira:

1) Viagem à Lua (1902): The Smashing Pumpkins - Tonight Tonight


A banda Smashing Pumpkins faz um tributo ao filme "Viagem à Lua" (1902) de Georges Méliès, primeiro filme de ficção científica da história. Viagem à Lua foi extremamente inovador em sua época e mostra um grupo viajando para o planeta e encontrando criaturas estranhas por lá. O clipe Tonight Tonight recria muitas das cenas do filme numa bela homenagem. Veja abaixo:


2) Metrópolis (1927): Madonna - Express Yourself

Lançado em 1989, Express Yourself faz referências ao aclamado longa "Metrópolis" (1927). O clipe de Madonna foi dirigido por David Fincher, e é baseado em elementos do filme expressionista alemão do diretor Fritz Lang. O clipe se encerra com a frase “Sem o coração, não pode haver entendimento entre a mão e a mente”, frase bastante similar à presente em "Metrópolis": “Não pode haver entendimento entre a mão e o cérebro a menos que o coração funcione como mediador.”


3) Um Cão Andaluz (1929): Garbage - Blood For Poppies 

O clipe de Blood for Poppies se baseou no surrealismo de Luiz Buñuel e Salvador Dalí presente no filme “Um Cão Andaluz” (1929). O clipe todo em preto e branco, além de ter sido gravado para parecer antigo, remete ao “mundo dos sonhos” de Buñuel. A banda Garbage também recriou uma das cenas mais famosas do cinema, que é a de um olho sendo cortado neste filme de Buñuel.

4) O Mágico de Oz (1939): De La Soul feat. Redman - Oooh!

Em "Oooh!", temos uma Dorothy moderna que acompanhada do seu cachorrinho encontra um homem de lata, um leão e um espantalho. O sapatinho de rubi não é mais de rubi, mas o grupo de hip hop De La Soul recriou um pouco do encanto do famoso "O Mágico de Oz"(1939). Confira:


5) Um Corpo Que Cai (1958): Faith No More - Last Cup of Sorrow 

A banda Faith no More não só presta homenagem ao filme "Um Corpo Que Cai" (1958) de Alfred Hitchcock, mas também recria diversas cenas, como as que mostram o medo do protagonista por alturas e sua obsessão por uma certa mulher misteriosa (às vezes de uma forma mais cômica). Não é como se o clipe fosse um grande spoiler do filme, mas pode estragar algumas surpresas pra quem ainda não assistiu (então não assista se seu nível de aceitação para spoilers é zero!).



6) Bonnie e Clyde (1967): Berlin - No More Words

Assalto a bancos, armas e fugas em carros antigos. O clipe No More Words da banda Berlin recria bem a atmosfera do filme "Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas" (1967), que conta a história real do casal de criminosos que aterrorizou os Estados Unidos durante a Grande Depressão. Veja o vídeo:



7) O Iluminado (1980): Thirty Seconds To Mars - The Kill (Bury Me)

The Kill é uma grande homenagem à obra “O Iluminado” (1980) de Stanley Kubrick. Todos os integrantes da banda Thirty Seconds To Mars vão para um hotel descansar quando coisas estranhas começam a acontecer. Você encontra tudo no clipe: o hotel, os corredores assustadores, a máquina de escrever de Jack Torrance, o bar, a festa e o misterioso quarto 237 (que no clipe é 6277).



8) Mad Max 3 (1985): 2Pac - California Love

California Love representa bem a estética dos filmes da trilogia Mad Max. Se baseando no terceiro filme, temos a cúpula onde ocorrem as lutas no longa, o deserto, a agressividade do povo pós-apocalíptico e os carros e motos turbinados. Só faltou mesmo a Tina Turner.

9) As Patricinhas de Beverly Hills (1995): Iggy Azalea - Fancy 

Clássico dos anos 90, “As Patricinhas de Beverly Hills” (1995) foi o filme que a rapper Iggy Azalea escolheu para homenagear. No clipe de Fancy tem tudo, a escola, as roupas famosas da protagonista Cher, o computador que monta os looks, além de várias cenas recriadas. Veja abaixo:


10) Moulin Rouge (2001): The Killers - Mr. Brightside

O clipe de Mr. Brightside foi inspirado no romance proibido de um artista com uma prostituta de "Moulin Rouge! Um Amor em Vermelho" (2001). A banda The Killers se apresenta num bordel que relembra a atmosfera do musical e ‘o vilão’ que tenta separar o casal também está presente nessa versão.


Quais outros clipes você conhece que fazem referência ao cinema? Compartilhe com a gente!
--

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.