Precisamos Falar Sobre Bullying


O bullying é um assunto muito presente hoje em dia, mas ainda assim não é levado à sério por muitos. Principalmente na sociedade americana, o bullying é retratado em quase todos os filmes, seja ele em forma de meninas populares "malvadas" ou em um anônimo atrás de uma tela de computador. A verdade é que é um assunto que precisa ser conversado mais e merece destaque. Por isso, fizemos uma lista com alguns filmes que tratam do assunto, seja de forma séria ou descontraída.

1) Carrie, a Estranha

Carrie | Brian De Palma | 1976

Carrie é uma jovem que não possui amigas e vive em isolamento com sua mãe extremamente religiosa e conservadora. Sua ingenuidade, somada com a crueldade dos adolescentes de seu colégio, resultam em uma combinação de bullying com um desejo de vingança, evidenciando como este ato pode gerar uma atitude drástica.

Lançado pela primeira vez em 1976, o longa foi baseado no livro homônimo de Stephen King. "Carrie, a Estranha", já teve dois remakes desde seu lançamento, sendo um em 2002  - David Carson, e o mais recente, em 2013 - Kimberly Peirce -, contando com Chloë Grace Moretz e Julianne Moore no elenco. Mesmo assim, nenhum dos dois fez tanto sucesso quanto o original, que recebeu indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro. 


2) Karate Kid: A Hora da Verdade

The Karate Kid | John. G. Avildsen | 1984

Karate Kid foi um lançamento de 1984 de grande sucesso dirigido por John G. Avildsen, feito nos moldes “underdog” de seu filme anterior, Rocky. O filme conta a história de um jovem que se muda para Newark com sua mãe, e após despertar o interesse da menina mais popular da escola, começa a ser perseguido pelo ex-namorado da menina e sua gangue. Quando um mestre de karatê - o senhor Miyagi - o salva dessa gangue, ele decide aprender a lutar para poder se defender, e assim descobre uma grande paixão. 


3) Meninas Malvadas

Mean Girls | Mark Waters | 2004

"Meninas Malvadas" é um filme estadunidense lançado em 2004 e dirigido por Mark Waters. O roteiro foi escrito por Tina Fey, que também atuou no longa como uma das professoras. O filme teve uma resposta extremamente positiva da crítica profissional e também do público. Talvez você pode até não ter visto o filme, mas provavelmente já ouviu muitas frases dele.

O bullying é tratado de forma leve e engraçada mas definitivamente está presente, retratando a forte segregação das meninas em escolas americanas e como a popularidade é um grande fator na criação de bullies.


4) Deixe Ela Entrar

Låt den rätte komma in | Tomas Alfredson | 2008

Dirigido por Tomas Alfredson e baseado no livro de contos do escritor sueco John Ajvide Lindqvist, "Deixe Ela Entrar" foi lançado em 2008 e refilmado nos Estados Unidos em 2011, com o nome de Deixe-me Entrar. O longa conta a história de Oskar, um menino de 12 anos, morando no subúrbio de Estocolmo, que é extremamente solitário e é sempre provocado por outros garotos no colégio, e por mais que sinta raiva, nunca consegue se defender. Um dia, ele conhece a misteriosa jovem Eli, que revela ser sua única amiga e uma vampira. O fator "vampiresco" no filme pode ser considerado uma metáfora para a violência sofrida por Oskar.

5) Bullying Virtual

Cyberbully | Charles Binamé | 2011

O filme, lançado em 2011 apenas na televisão e dirigido por Charles Binamé, traz Emily Osment no papel de Taylor Hillridge, uma adolescente americana que ao ganhar seu primeiro computador e se juntar a uma das redes sociais mais populares entre os jovens, começa a ser alvo de cyberbullying. O longa foca nas consequências trazidas pelo bullying na vida de uma menina jovem, que podem causar isolamento, depressão e até ocasionar em uma tentativa de suicídio. O filme também mostra o quanto as redes sociais podem nos enganar e os cuidados que devem ser tomados quando  em um ambiente online. 


6) Bullying

Bully | Lee Hirsch | 2012

Lançado em 2012, o documentário foi dirigido por Lee Hirsch e mostra que, em 2011, cerca de 13 milhões de crianças americanas sofreram bullying. A partir desse dado, a equipe do documentário passou um ano acompanhando jovens que sofriam a agressão, seja no colégio, em casa, no bairro em que moram ou através da internet. O documentário tenta analisar a situação, não só com vítimas de bullying, mas também com praticantes, além de questionar o tabu que ainda existe em torno do assunto, levando em consideração a realidade nos Estados Unidos. 

7) Depois de Lúcia

Después de Lúcia | Michel Franco | 2012

O drama mexicano foi lançado em 2012 no Festival de Cannes, recebendo o prêmio "Un Certain Regard (UCR)", que dá destaque a um cinema mais atípico do que os da seleção principal, valorizando cineastas pouco conhecidos. Seguindo a história de um pai e uma filha após a perda da mãe, o longa mostra as dificuldades do luto e da adaptação da menina em uma nova cidade e em uma nova escola. Após ter um vídeo intimo vazado para todos do novo colégio, Alejandra começa a sofrer bullying, físico e emocional, dos colegas. O luto do pai e a vergonha da filha fazem com que os dois não se comuniquem e se afastem. 

Gostou da lista? Aproveite para sugerir outros filmes com o tema para ampliarmos o debate!

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.