Naturalmente: o parto como vivência natural de uma família


Instintivo, puro, humano. A história de um casal que teve 15 filhos em casa por meio do parto normal, a maneira mais natural para dar à luz, será contada no documentário “Naturalmente”, de Braga Ana.

O casal em questão é formado por Cleofas Bezerra e Anita Bezerra, pais de Braga Ana. Depois de seus partos, Anita começou a atuar como doula no nascimento de seus netos, também nascidos em casa, na comunidade Vila Barroló, onde vive a família.

De acordo com a diretora, a vivência com o parto natural foi a principal razão para produzir um documentário a respeito do tema. “Comecei a me interessar pelo assunto porque é realmente curioso e cheio de tabus. Sempre perguntei para minha mãe como ela se sentia nos partos, se doía, se ela não quis ir ao hospital, etc. E depois fiz as mesmas perguntas pra minha irmã e minha cunhada que também tiveram seus partos em casa”, conta Braga Ana. 

Na foto, Ana Rocha, cunhada de Braga Ana. O documentário traz a história de sua família, que mantém a tradição de realizar partos naturais




Partindo de sua experiência com a família, a diretora explica que um dos objetivos do projeto é encorajar mais mulheres a dar à luz forma natural. “Depois que tive consciência de que o parto cesariana é inferior em questões de saúde do próprio corpo e que até mesmo ter o seu filho no hospital não é a melhor opção, sendo que um ambiente familiar e aconchegante influencia e muito no nascimento do filho, tive vontade de mostrar que existe uma opção, e incentivar um número cada vez maior de partos ativos, em detrimento dos procedimentos em hospitais hoje em dia”, explica.

O trabalho da família já tem estimulado outras pessoas a fazerem o mesmo. Segundo Braga Ana, uma amiga da família e entrevistada no documentário, quis ter o filho na comunidade. “A experiência que minha mãe tem a encorajou, apesar de minha mãe deixar claro que ela não tem formação médica e que é uma experiência de vida mesmo”.

Iniciante no audiovisual, Braga Ana está atuando não só na direção, mas também filmagem e edição de “Naturalmente”. Ela foi responsável pelo registro audiovisual do projeto Cerrado Cultural, e pela gravação e edição do material de divulgação da peça teatral “Disse o Mutum”, do Bando Calça de Jornal. Para o documentário, o maior desafio está na falta de equipamentos, pois esse é seu primeiro trabalho de média duração na área do audiovisual. “Em partes, o que me desafia é também o meu forte, porque a ideia é fazer algo inusitado e sem aprovação institucional. A ideia é dar ao vídeo um toque caseiro e intimista nas filmagens dos partos. Quanto às entrevistas, pretendo deixar desenrolar ao máximo sem influência externa, contando apenas com o suporte técnico que eu precisar”.

“Naturalmente” tem previsão de ser finalizado em 2017, e conta com o auxílio técnico de Isaque Ribeiro, de Belo Horizonte, e Ofer Freiman e Jorge Gurvich, de Israel. O projeto teve financiamento coletivo pelo Catarse, e será concluído com ou sem apoio, mas segundo Braga Ana, “qualquer ajuda é bem-vinda e bem retribuída.”

Confira abaixo um pequeno vídeo sobre o documentário e entenda mais aqui.

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.