Conheça os vencedores do 15º Festival Primeiro Plano


Com 57 produções exibidas ao longo da semana, a 15ª Edição do Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades se encerrou na noite de sexta (03/12), premiando 16 filmes nas mostras competitivas Regional e Mercocidades. 

De acordo com o coordenador geral do evento, Aleques Eiterer, a edição de 2017 já está confirmada. O Festival recebeu o prêmio Exibe Minas, da Secretaria de Cultura de Estado de Minas Gerais, que garante verba para o próximo Primeiro Plano. “A Secretaria de Cultura abriu um edital para festivais e mostras, nós mandamos a documentação necessária e fomos aprovados. É uma verba que vai garantir o festival ano que vem, o que é um alívio, porque só sabemos alguns meses antes se vai rolar. Nós ficamos muito felizes com tudo que aconteceu”, conta Aleques.

O coordenador ainda destacou o sucesso do festival, tanto em relação ao público quanto às produções participantes. “As pessoas têm um carinho muito grande pelo festival, acho isso muito legal. O festival é muito importante para a visibilidade dos filmes, para a discussão sobre o audiovisual e para o incentivo à produção local audiovisual de Juiz de Fora. Acho que o festival coloca as pessoas em contato com o fazer cinematográfico através das oficinas, e traz pessoas que vão ser novos agentes culturais na cidade. A própria produção juiz-forana cresceu muito, porque no nosso primeiro festival tinham 5 filmes da cidade, agora recebemos 50 filmes só de Juiz de Fora e Zona da Mata”, explica.


Premiações

"O Chá do General", curta premiado pelo Júri Jovem do festival

O corpo de jurados do Primeiro Plano foi formado por profissionais da área do cinema, mas também contou com a participação de alunos de graduação. Madalena Costa, estudante de jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi convidada por seu professor e também um dos organizadores do Festival para compor o Júri Jovem, ao lado de Júlia Gama e Larissa Portela. O filme premiado pelo Júri Jovem foi O chá do general, de Bob Yang. Além disso, outras três produções receberam menções honrosas: Maria, de Carol Correia; Cão da estrada, de Erick Martorelli; e Não é pressa, é saudade, de Camilla Shinoda.

Segundo Madalena, parte das obrigações do Júri Jovem consiste em comparecer a todas as sessões da Mostra Competitiva Mercocidades, além de pensar em métodos de avaliação para escolher o melhor filme. “Depois que assistimos a todos os filmes, nos reunimos e estabelecemos critérios como fotografia, direção, narrativa. E nessa criação de critérios, fomos selecionando os filmes que mais gostamos. Gostei muito de vários filmes, cada um tinha uma peculiaridade, e aí ficou muito difícil de escolher. Foi uma experiência incrível, mas ao mesmo tempo, foi meio ‘sofrido’ de ter que escolher apenas alguns”, diz Madalena.

"A Menina que Colecionava Estrelas", de Ana Cláudia Ferreira, recebeu o Prêmio Incentivo

Um dos prêmios mais esperados do Festival é o Incentivo Primeiro Plano, que oferece apoio à equipe vencedora para produzir um filme a ser exibido na abertura da próxima edição. A produção vencedora desse ano foi A menina que colecionava estrelas, de Ana Cláudia Ferreira. Feliz pelo reconhecimento do trabalho, a diretora destaca que “precisa de muita mulher fazendo cinema”. “O feminismo é uma luta que eu traço pessoalmente, e acredito que qualquer que fosse a função que eu iria exercer socialmente, iria trazer isso de alguma forma. Nós vivemos um momento que, até então, tem mais filmes contados por homens, feitos para homens, ou então filmes que contam histórias de homens. Eu acredito que o cinema ainda é muito machista, e só através da visibilidade e da representatividade feminina que vamos conseguir mudar esse cenário”, afirma Ana Cláudia.


O público também fez seu trabalho de júri, tendo votado em Um brinde, de João Vigo, como melhor filme da Mostra Competitiva Mercocidades, e em Feminino, de Carolina Queiroz, da Mostra Competitiva Regional.


Para o diretor de Um brinde, a relação de amizade abordada no curta atraiu a atenção do público, trazendo uma identificação com os personagens. “Eu acho que todo mundo sempre tem uma história de amizade para contar, e tem uma declaração de amor, de afeto entre os personagens, que depois termina naquela brincadeira de mau gosto. A galera se diverte com isso tudo porque todo mundo já fez alguma brincadeira com algum amigo. Acho que o público se vê nessa situação, e aí tem essa reação tão legal”, diz João Vigo.

Como novidade nesta edição, nós da 365 Filmes participamos do júri com uma premiação extra. O curta premiado foi Lúcida, de Caroline Neves e Fabio Rodrigo. Abordando a difícil realidade periférica de mães abandonadas pelo companheiro, a obra mescla documentário e ficção com exímio domínio cinematográfico. Um olhar sensível mas agressivo, levantando uma reflexão necessária. Como Menção Honrosa, "Primeiro Ensaio", de Daniel Couto, foi selecionado pelo excelente trabalho realizado sobre o conturbado processo criativo no cinema.

Confira a lista completa das categorias de prêmio e seus vencedores:


Mostra Competitiva Mercocidades
Melhor Filme: Quem matou Eloá?, de Lívia Perez
Melhor Direção: Elena Sassi, por As três
Melhor Roteiro: Lívia Perez, por Quem matou Eloá?
Melhor Concepção Fotográfica: Hassan Shahateet , por O chá do general
Melhor Concepção Sonora: Iago Cordeiro Ribeiro, por Obra autorizada
Melhor Montagem: Lívia Perez e Cristina Müller, por Quem matou Eloá?
Melhor Direção de Arte: Manoela Clemente , por O chá do general
Melhor Trilha Musical: Susy Shock, por Deconstrução. Crónicas de Susy Shock
Melhor Ator: Ivson Rainero, por Um brinde
Melhor Atriz: Marcélia Cartaxo, por Maria
Melhor Primeiro Plano: Quem matou Eloá?, de Lívia Perez
Menção honrosa: Lembranças do fim dos tempos, de Rafael Câmara

Júri Jovem
O chá do general, de Bob Yang
Menções honrosas:
Maria, de Carol Correia
Cão da estrada, de Erick Martorelli
Não é pressa, é saudade, de Camilla Shinoda

Júri Infantil
Coisa-Malu, de Paula Cintra Ferreira e Tobias Rezende

Júri Popular
Voto do Público Mostra Competitiva Mercocidades: Um brinde, de João Vigo
Voto do Público Mostra Competitiva Regional: Feminino, de Carolina Queiroz

Mostra Competitiva Regional
Incentivo Primeiro Plano
A menina que colecionava estrelas, de Ana Cláudia Ferreira
Menções honrosas:
Feminino, de Carolina Queiroz
Hoje é domingo e tem tanta estrela por aí, de Daniel Madão e Thiago Lopes
A fita, de Lucian Fernandes e Thaíz Araújo

Prêmio Luzes da Cidade
Feminino, de Carolina Queiroz
Menção honrosa:
O vazio que vem da gente, de Caio Deziderio, Luana Souza, Monique Oliveira e Vinícius Martins

Prêmio José Sette 
B, de Giovanni Viruez

Prêmio 365 Filmes
Lúcida, de Fabio Rodrigo e Caroline Neves
Menção honrosa:
Primeiro ensaio, de Daniel Couto

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.