Perfis em redes sociais mostram a paleta de cores de filmes famosos



Alguma cena já te deixou triste sem nenhum motivo aparente? Ela provavelmente estava repleta de tons azulados. As cores de um filme são muito importantes para estabelecer uma comunicação emocional subjetiva com a audiência. Extensos estudos já foram dedicados à psicologia das cores, mostrando que a paleta escolhida é uma ferramenta simples, mas poderosa na hora de engajar o público. 


"Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2" (David Yates, 2011)
A paleta de cores ajuda a construir a narrativa de um filme e pode mudar de acordo com as reviravoltas da história. Na saga Harry Potter, por exemplo, os tons ficam mais sombrios à medida que os conflitos dos personagens se tornam mais sérios. 

Muito além de narrativo, o esquema de cores tem uma função de identidade visual. É a paleta que constrói as semelhanças entre os filmes da Marvel, em que tons avermelhados são muito presentes, e que os diferenciam das produções da rival DC Comics, em que o preto e o azul são as cores dominantes. Além disso, alguns diretores possuem uma paleta recorrente em seus filmes, tornando-os bem identificáveis, como é o caso de Wes Anderson.
"Moonrise Kingdom" (Wes Anderson, 2012)
Foi pensando nessa importância das cores que vários perfis no Twitter e no Tumblr surgiram com a intenção de compilar, em imagens e gifs as paletas de filmes famosos. Você confere alguns dos perfis abaixo:

1) Cinema Palettes 

Em atividade há pouco mais de um ano, esse perfil no Twitter já compila mais de duzentas paletas e também aceita sugestões de outros usuários.

"Cidade de Deus" (Fernando Meirelles e Kátia Lund, 2002)
"Garota Exemplar" (David Fincher, 2014)

2) Movies in Color

O site se aprofunda mais na diferença dos tons, ressaltando o que está mais claro e mais escuro na cena.
"O Clube dos Cinco" (John Hughes, 1985)
"A Viagem de Chihiro" (Studio Ghibli, Hayao Miyazaki, 2001)
"O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" (Jean-Pierre Jeunet, 2001)


3) Screencolours

Além de se dedicar a gifs de cinema, o tumblr também mostra a paleta de algumas séries e videoclipes.

"Trainspotting" (Danny Boyle, 1996)

"Eu Matei Minha Mãe" (Xavier Dolan, 2009)

Stranger Things, "Chapter One"  ( Matt e Ross Duffer, Netflix)

E você, as cores de algum filme te marcaram? Conta para a gente!

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.