Festival Primeiro Plano lota sala de cinema em abertura da 15ª edição


A 15ª edição do Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades teve início ontem, e acontece até o dia 03 de dezembro no Cine Arte Palace (Juiz de Fora, Minas Gerais). 

Foram exibidos na abertura os filmes “O disfarce perfeito”, de Jéssica Ribeiro - vencedora do Prêmio Incentivo da edição do ano passado -, “Minas Hotel”, de Marília Lima, e “Os 3 Atos de Carlos Adão”, documentário de Francisco Franco e Diego Navarro.

Para a coordenadora de mídia do evento, Marília Lima, a abertura foi muito positiva, com direito a sala cheia na exibição dos três filmes produzidos na cidade. Segundo ela, o fato das produções serem juiz-foranas ajudou na hora do público ir prestigiar as obras. “A gente teve três filmes interessantes, diferentes a seu modo. Eu acho que eles trabalharam bem uma linguagem aberta, que é o cinema, e principalmente o cinema documentário.”

Vão ser dezenas de filmes exibidos ao longo do Festival, que além dos longas-metragens vai contar também com filmes infantis, mostras competitivas e oficinas. Toda programação é gratuita. Além disso, o Primeiro Plano vai oferecer três oficinas gratuitas: “Documentário” por Leo Ayres; “A luz no cinema – teoria e prática” por Tiago Scorza; e a oficina de “Edição” por Rodrigo Carneiro.

A coordenadora do evento afirmou que a procura pelas oficinas este ano excedeu o número de vagas disponíveis. Sendo a oficina de fotografia “A luz no cinema – teoria e prática” ministrada por Tiago Scorza, a mais requisitada. “Isso mostra que Juiz de Fora tem interesse pelo cinema e busca a prática cinematográfica.”

"Mate-me por favor", longa de Anita Rocha da Silveira, será exibido no festival

Entre os destaques a serem exibidos no Festival temos os longas, “Mate-me por favor”, de Anita Rocha da Silveira; “Xale”, de Douglas Soares, “De longe te observo” de Lorenzo Vigas (Venezuela) e “Deserto”, de Guilherme Weber. 

Já entre os curtas das mostras competitivas, temos produções locais que serão exibidas pela primeira vez em Juiz de Fora, como “Aqueles cinco segundos”, que recentemente levou os Kikitos de melhor diretor para Felipe Saleme e de melhor atriz para Luciana Paes, na 44ª edição do Festival de Cinema de Gramado

Equipe de "Barbante", curta metragem presente na mostra competitiva regional

Também terá a estreia de “Barbante”, de Daniel Couto e Samir Hauaji, que contou com a participação de Laura Cardoso e Vinicius de Oliveira.

A expectativa de Marília para o restante da semana é de que as salas continuem lotadas como a da abertura, e que o público participe dos debates e oficinas, gerando muita discussão cinematográfica.

Mostras competitivas


"Os 3 Atos de Carlos Adão", de Diego Navarro e Francisco Franco
 Na edição 2016, as mostras competitivas reúnem 57 produções selecionadas entre mais de 200 inscritas. Na Mostra Competitiva Mercocidades, foram 23 curtas selecionados de diversas partes do Brasil e de países da América do Sul, com temas e formas diferentes. Já na Mostra Competitiva Regional - que abrange residentes em Juiz de Fora e Zona da Mata -, são 35 curtas, entre filmes feitos com recursos e filmes de exercícios de faculdade.

Ainda dentro da Mostra Regional, o melhor curta feito por diretor universitário também concorre ao Prêmio Incentivo Primeiro Plano, que dá ao vencedor R$ 7 mil para realizar uma nova produção no ano seguinte, como foi o caso da estreante Jéssica Ribeiro, vencedora em 2015 com o curta “Marlene – Histórias de um forró”, e que produziu “O disfarce perfeito” para a 15ª edição.

Já a Mostra Competitiva Mercocidades exibe os filmes dirigidos por cineastas estreantes de países da América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Venezuela, Colômbia e Equador). 

Tradição


O Festival vem sendo realizado de forma ininterrupta desde 2002, e é a oportunidade que o público juiz-forano tem de assistir a filmes que dificilmente seriam veiculados no circuito comercial de cinema, e ainda debater linguagens e pensar um futuro do cinema como um todo. 

O Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades é uma realização do “Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e de Produtores Culturais”, da Insensatez Audiovisual, da Universidade Federal de Juiz de Fora, e com o patrocínio de outras entidades e empresas.

"Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", longa de Daniel Ribeiro, será exibido em sessão especial com audiodescrição
Para esta edição, a novidade maior será uma sessão de cinema especial para deficientes visuais, no dia 2 de dezembro. O longa-metragem “Hoje eu quero voltar sozinho”, do diretor e roteirista Daniel Ribeiro, vai ser exibido com audiodescrição. Essa exibição faz parte da Sessão Lanterninha, que é voltada para crianças e adolescentes de escolas públicas de Juiz de Fora e região.

Confira a programação do festival e continue acompanhando nosso blog. Ao longo da semana iremos publicar as novidades do evento. 

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.