Os melhores improvisos do cinema


Um bom roteiro é extremamente importante para a qualidade e posteriormente, sucesso de um filme. Sem o trabalho do roteirista, não adianta uma direção e fotografia maravilhosas, por exemplo.


O cinema tem vários momentos marcantes, cenas e diálogos que de tão popular já se tornaram clássicos. E se eu te disser que algumas cenas que a gente conhece tão bem (e ama) foram apenas improviso dos atores? Que aquela cena famosa que todo mundo cita e imita não estava planejada? 
Selecionamos sete exemplos famosos e um bônus especial:


1. Taxi Driver: "You talking to me?"
Taxi Driver | Martin Scorsese | 1976

Em uma das cenas mais marcantes do filme "Taxi Driver", de Martin Scorsese, o instável taxista Travis Bickle, personagem de Robert DeNiro, repete várias vezes a frase “You talking to me?”(algo como "você está falando comigo?").  Não havia falas escritas para essa cena, no roteiro apenas constava: “Travis fala consigo mesmo em frente ao espelho”. De Niro, então, improvisou todo o diálogo e nos presenteou com a icônica frase. Diz aí, você já fez isso na frente do espelho alguma vez? Confira a cena completa, em inglês, aqui.

2) Laranja Mecânica: Cantando na Chuva

A Clockwork Orange | Stanley Kubrick | 1972
Stanley Kubrick estava insatisfeito com o resultado da cena de invasão e estupro em "Laranja Mecânica" (1971). O que ele fez então? Disse para o ator Malcolm McDowell, que interpreta o protagonista Alex, fazer o que ele quisesse. O resultado é uma cena perturbadora de violência com Singin' in the Rain como trilha sonora.

3) Batman: O Cavaleiro das Trevas - Why So Serious?

The Dark Knight | Christopher Nolan | 2008
São duas as cenas que foram improvisadas pelo eterno Heath Ledger, personificando um dos melhores - ou seria piores? - vilões de todos os tempos. A primeira, quando Coringa detona as bombas no hospital, ele deveria ir direto para o ônibus, mas suas ações e pausas para mexer no controle remoto não estão no roteiro. E a segunda, quando Gordon é promovido a comissário, podemos ver como a interpretação de Ledger no palhaço é brilhante: as palmas do Coringa são lentas, simples inquietantes, e improvisadas.


4) Tubarão: "You're gonna need a bigger boat!"

Jaws | Steven Spielberg | 1975
Após dar uma olhadinha no tamanho real do tubarão, o chefe de polícia da ilha de Amity, Brody (Roy Scheider) simplesmente vai para dentro do barco, se vira para o Capitão Quint (Robert Shaw) e diz: “Você vai precisar de um barco maior”. A fala também não estava no script do filme de Spielberg.

5) O Iluminado: "Here's Johnny!"

The Shining | Stanley Kubrick | 1980
Outra frase muito famosa da sétima arte que não estava no roteiro é a do filme “O Iluminado”. Quando Jack, interpretado pelo grande Jack Nicholson, está destruindo a porta do banheiro com um machado, atrás de sua esposa, ele se encaixa no buraco da porta e diz a frase “Here’s Johnny!” (Aqui está Johnny!), conhecida por ser dita pelo apresentador Ed McMahon no programa Tonight Show. Você confere a cena do filme abaixo, que é uma das melhores atuações da carreira de Jack Nicholson:


6) Star Wars V, O Império Contra Ataca: "I love you", "I know."

Star Wars: The Empire Strikes Back | George Lucas | 1980
Apesar de toda a implicância entre os personagens de Star Wars, quando Han Solo (Harrison Ford) estava prestes a ser congelado em carbonite, a Princesa Leia (Carrie Fisher) admite seu amor pelo contrabandista mais querido da galáxia, dizendo “eu te amo”. No roteiro, Solo deveria responder “Eu também te amo”, mas Harrison Ford decidiu que “eu sei” combinava mais com a personalidade do seu personagem. Confira a cena aqui.

7) Blade Runner, O Caçador de Androides (e o final poético)

Blade Runner | Ridley Scott | 1982
Em Blade Runner (1982), o diálogo entre Rick (Harrison Ford) e Roy (Rutger Hauer) nos momentos finais do filme, foi improvisado pelo ator holandês. Em uma frase que se tornou uma das mais famosas do cinema, Hauer diz: "Todos esses momentos se perderão no tempo... como lágrimas na chuva". Veja a cena final aqui.

Bônus: Django Livre

Django Unchained | Quentin Tarantino | 2012
Leonardo DiCaprio se cortou de verdade em uma das cenas de "Django Livre", de Quentin Tarantino. Na sequência, ele está gritando com os outros personagens quando bate a mão na mesa e acaba se machucando. Porém, DiCaprio continuou a gravar a cena mesmo assim, sangrando, como se nada tivesse acontecido. E acaba esfregando seu próprio sangue no rosto da atriz Kerry Washington! Confira:

Lembra de outras cenas de improviso no cinema? Compartilhe com a gente!
--

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.