Cinema Brasilis: o cinema brasileiro como você nunca viu

Qual é a sua visão sobre o cinema brasileiro? Procura sempre assistir às produções do país, ou tem aquela ideia de que não valem tanto a pena? Conhece o contexto por trás dos filmes?

Partindo da ideia de resgatar a história do cinema brasileiro, o Cinemascope está lançando a série Cinema Brasilis, composta por 12 episódios, que trará várias curiosidades das produções do país, desde o século XIX até os dias atuais. Através de exemplos, passagens e marcos importantes para a historiografia cinematográfica do Brasil, seguindo uma linha cronológica, serão abordados temas como o início de tudo e precoce domínio de distribuidoras americanas e francesas, Cinema Paulista, Cinema Mineiro, a era dos estúdios (Cinédia, Atlântida, Maristela e Vera Cruz), Cinema da Boca do Lixo e muito mais.

Teaser da série

De acordo com Joyce Pais, fundadora e editora-chefe do Cinemascope, a ideia do projeto veio a partir de uma visão genérica e presunçosa de que muitas pessoas compartilham a respeito do cinema brasileiro. “É comum escutar por aí muita gente falando que não gosta de cinema brasileiro, mas quando questionadas, geralmente elas disparam ‘argumentos’ que se baseiam em lugares-comuns, como o clássico de que nosso cinema ‘só tem favela, putaria e palavrão’, explica Joyce. “Este ano, sobretudo por conta de um documentário que estou dirigindo junto com a Sttela Vasco (também editora do Cinemascope), imergi num processo de pesquisa e aprofundamento relacionado ao cinema brasileiro. Foram tantas as descobertas, que eu me senti quase na obrigação de compartilhar isso de alguma forma”, completa.

Ainda segundo Joyce, um dos desafios do Cinema Brasilis está em despertar o interesse do público para as produções brasileiras. “O que estamos fazendo é apenas jogar luz numa história que, infelizmente, é pouco conhecida pelo grande público. Não sabemos qual será o real alcance dessa série, mas esperamos que após assisti-la, os espectadores possam dar uma chance para as nossas produções, que são tão diversas e falam tanto sobre o nosso país e nossa gente”.

Primeiro episódio do Cinema Brasilis

Os episódios serão disponibilizados semanalmente no canal do Youtube do Cinemascope, começando hoje com este vídeo acima, e são apresentados por Donny Correia, cineasta e pesquisador de História do Cinema pela Universidade de São Paulo (USP). A série está contando também com o apoio da 365 Filmes e Assiste Brasil.
--

Confira nossa camiseta com frases clássicas do cinema brasileiro!


365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.