O Silêncio do Céu: quando o segredo fala mais alto








Abrir um jornal e encontrar notícias a respeito de estupros tem se tornado absurdamente comum. De acordo com a pesquisa “Estupro no Brasil: uma radiografia segundo os dados da Saúde”, produzida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apenas 10% de casos de violência sexual são notificados, e estima-se que, no mínimo, 527 mil pessoas sejam estupradas por ano no país. No geral, 70% dos estupros são cometidos dentro da própria casa das vítimas.

Tal ato de violência é tema do filme “O Silêncio do Céu”, com direção de Marco Dutra. A narrativa traz a história de Diana (Carolina Dieckmann), que resolve manter em segredo o trauma de um estupro dentro de sua própria casa. Seu marido, Mario (Leonardo Sbaraglia, conhecido por atuar em Relatos Selvagens), também tem algo a esconder. O silêncio que toma conta do casal ao longo dos dias se transforma, aos poucos, em uma peculiar forma de violência.

Conhecido por atuar no filme argentino "Relatos Selvagens", Leonardo Sbaraglia faz parte do elenco de O Silêncio do Céu. Foto: Pedro Luque / Divulgação
O filme parte de uma trágica invasão do espaço doméstico para falar de um casal que não consegue escapar da armadilha do silêncio. “A violação é concreta, física, uma violação do próprio corpo. Como lidar com o que vem depois? É possível encarar com lucidez uma violência deste nível? E, acima de tudo, como não deixar o próprio silêncio amplificar e perpetuar esta violência?”, diz o diretor do filme Marco Dutra.

A obra é uma adaptação do romance “Era el Cielo”, de Sergio Bizzio, que assina o roteiro ao lado de Lucía Puenzo (XXY, O Médico Alemão) e Caetano Gotardo. O elenco conta ainda com o ator Chino Darín (En Fuera de Juego) e com as atrizes Mirella Pascual (Whisky) e Paula Cohen (I Love Paraisópolis). De acordo com o produtor Rodrigo Teixeira, o objetivo é reunir talentos da América Latina. “Partimos de uma obra argentina adaptada por grandes roteiristas também argentinos, dirigida por um brasileiro cuja obra é internacionalmente reconhecida, que é o Marco Dutra, e com um elenco diverso. E filmar no Uruguai, com equipe local, consolidou a nossa proposta de aproximar as fronteiras latinoamericanas”, explica Teixeira.

Nina Kopko, Marco Dutra e Leonardo Sbaraglia nos bastidores do longa. Foto: Pedro Luque / Divulgação
O Silêncio do Céu” estreia nesta quinta-feira, dia 22 de setembro. O filme é uma coprodução com o Canal Brasil e uma parceria com a empresa uruguaia Oriental Features, com distribuição pela Vitrine Filmes.

---

Vai assistir ao filme? Então aproveite para participar de nosso sorteio e concorrer a um par de ingressos! Para validar sua inscrição, basta responder neste post no Facebook (ou clicar na imagem abaixo) qual é sua adaptação favorita no cinema.

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.