Dia Mundial da Fotografia: conheça 7 importantes diretores de fotografia

Cena do filme "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)"
No dia 19 de agosto, é comemorado o Dia Mundial da Fotografia, considerada por muitos uma das maiores invenções da humanidade. Ela mudou a forma de produção cultural da sociedade em 1839 com a invenção do antepassado das câmeras fotográficas, o daguerreótipo. As imagens em movimento só viriam anos mais tarde, mas nem por isso a arte de fotografar se desvencilhou do cinema. 

A fotografia é parte essencial da indústria cinematográfica. A preocupação com a iluminação, foco, filtros, lentes, enquadramentos e outros aspectos da produção fazem do diretor de fotografia o fiel escudeiro do diretor de um filme. Se antes a crença era de que se podia roubar a alma de alguém pelo simples ato de fotografar a pessoa, hoje a direção de fotografia rouba a alma de inúmeros cinéfilos com cenas de tirar o fôlego. 

Para comemorar o Dia Mundial da Fotografia, nós separamos alguns dos muitos Diretores de Fotografia importantes para o cinema. Talvez você já seja fã do trabalho de alguns deles e nem sabia!

1) Emmanuel Lubezki


Cena de "O Regresso"
O que “O Regresso”, “Birdman” e “Gravidade” têm em comum? O mesmo diretor de fotografia. O mexicano Emmanuel Lubezki ganhou as três últimas edições do Oscar na categoria de Melhor Fotografia. Ele trabalhou em seis filmes do diretor Alfonso Cuáron e foi num deles que ganhou renome mundial. Em “Filhos da Esperança”, Lubezki combinou tecnologias inovadoras com técnicas antigas raramente usadas. Entre suas outras direções estão “A Árvore da Vida” (2011) de Terrence Malick e “A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça” (1999) de Tim Burton. Gostou? Não precisa esperar outro filme para conferir o trabalho de Lubezki, o diretor tem um perfil ativo no Instagram.

2) Conrad Hall

Cena do filme "Beleza Americana" (1999) de Sam Mendes
Mesmo que você não tenha assistido o filme, você provavelmente já viu essa cena da atriz Mena Suvari deitada nas pétalas de rosa. Falecido em 2003, Conrad Hall foi responsável pela fotografia de filmes como “Beleza Americana” (1999) e “Butch Cassidy” (1969), sendo considerado um dos diretores de fotografia mais influentes da história. Ele é um dos poucos a ter uma estrela na Calçada da Fama em Los Angeles.

3) Reed Morano

Cena do álbum audiovisual "Lemonade" co-dirigido pela própria cantora, Dikayl Rimmasch e Jonas Akerlund
A filmografia de Morano ainda é pequena e humilde, mas ela já é considerada pelos críticos como uma estrela em ascensão. Reed é um símbolo da entrada de mulheres na indústria do cinema no papel de diretoras de fotografia, função que ainda é em sua maioria realizada por homens. Seus trabalhos incluem as produções “Rio Congelado” (2008) e “Versos de Um Crime” (2013). Ela também foi responsável pela fotografia do álbum audiovisual “Lemonade” da cantora Beyoncé, que estreou como um filme televisivo no canal HBO.

4) Robert D. Yeoman

"O Grande Hotel Budapeste" (2014) do diretor Wes Anderson
Com sua paleta de cores característica e seus planos centralizados, Wes Anderson com certeza é um dos diretores com o estilo mais identificável da atualidade. No entanto, esse estilo provavelmente seria muito diferente sem o diretor de fotografia Robert D. Yeoman, que caminha ao lado de Anderson desde o primeiro longa-metragem do diretor, "Pura Adrenalina", de 1996. Apesar dos vários filmes de sucesso, só recebeu sua primeira indicação ao Oscar no ano passado, pelo filme "O Grande Hotel Budapeste". Fora os dirigidos por Wes, os outros trabalhos desse diretor são em sua maioria comédias como "Sombras da Noite", "Missão Madrinha de Casamento" e o remake de "Caça-Fantasmas".

5) Robert Burks

Cena do suspense "Um Corpo que Cai" (1958)
Burks foi responsável pela fotografia de doze filmes do renomado diretor Alfred Hitchcock. A parceria dos dois começou em 1951 com “Pacto Sinistro”, passou por “Janela Indiscreta” e “Um Corpo que Cai”, e terminou com “Marnie, Confissões de Uma Ladra”, em 1964. Durante esse período, o único filme do mestre do suspense que Robert Burks não participou foi o clássico “Psicose”.

6) Vittorio Storaro

"Apocalypse Now" (1979) de Francis Ford Coppola
Responsável por grandes filmes como “Apocalypse Now” e “O Último Imperador”, o italiano ficou conhecido como “mago da luz”. Não é à toa! Vittorio tem como inspiração direta o pintor Caravaggio, conhecido pelo grande contraste entre luzes e sombras em suas obras. O diretor fala que a fotografia no cinema é como "escrever com a luz" e conta que a pintura “O Chamado de São Mateus” mudou a sua vida.

7) Robert Richardson


"A Invenção de Hugo Cabret" (2011) de Martin Scorsese
Junto com Emmanuel Lubezki e Vittorio Storaro, Richardson é um dos três diretores de fotografia ainda vivos a terem conquistado três estatuetas do Oscar. Os seus trabalhos premiados foram “A Invenção de Hugo Cabret”, “O Aviador” e “JFK - A Pergunta que Não Quer Calar”. Sua filmografia é extensa e a lista dos grandes diretores com quem trabalhou também é. Robert foi responsável pela fotografia de grandes sucessos de Martin Scorsese e Quentin Tarantino, dos quais podemos destacar “A Ilha do Medo” (Scorsese), “Kill Bill”, “Django Livre” e “Bastardos Inglórios” (Tarantino).

Você tem algum diretor de fotografia preferido? Conte para a gente!
__

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.