As Referências Cinematográficas em "Eu, Você e a Garota que vai Morrer"

“Eu, você e a garota que vai morrer” é tudo, menos mais um filme clichê sobre uma adolescente com câncer. Dirigido por Alfonso Gomez-Rejon (American Horror Story e Glee), o filme é baseado no livro homônimo de Jesse Andrews e foi lançado em 2015.

O filme traz Thomas Mann no papel de Greg Daines, um jovem apaixonado por cinema que é forçado por sua mãe a se tornar amigo de Rachel Kushner (Olivia Cooke), uma menina diagnosticada com leucemia. Greg e Earl Jackson (RJ Cyler) - seu único amigo -, são cineastas amadores que têm como hobbie fazer sátiras de filmes clássicos. Além delas, o filme é recheado de referências cinematográficas que podem passar despercebidas até para os mais fascinados por cinema. Mas não se preocupe: vamos separar algumas das mais legais para você!

Pôster do filme "Caminhos Perigosos" (Mean Streets) no começo do filme, no canto esquerdo da imagem







Logo no início do filme, podemos ver no quarto de Greg um pôster de "Caminhos Perigosos", de Scorsese, e o clássico francês “Os Incompreendidos”, de Truffaut. Já em outra cena, Greg veste uma camiseta do “Nosferatu” (1922), de F. W. Murnau.

Mas as referências mais interessantes são aquelas feitas através dos filmes produzidos por Daines e Jackson, ou seja, os filmes dentro do filme. “Citizen Kane” (Cidadão Kane), de Orson Welles é transformado em “Senior Citizen Kane” (Senhor Cidadão Kane), “Anatomy of a Burger” (Anatomia de um hambúrguer) é baseado em “Anatomy of a Murder” (Anatomia de um crime), de Otto Preminger, e “Rosemary Baby Carrots” (algo como cenouras-bebê de Rosemary) faz referência a “Rosemary's Baby” (O Bebê de Rosemary), de Roman Polanski. 

Capa das paródias dos personagens Greg e Earl, em "Eu,você e a garota que vai morrer" 
Todas as referências encontradas no filme são ligadas ao passado do diretor Gomez-Rejon, sejam de diretores para os quais ele trabalhou no início da carreira ou daqueles por quem ele tem grande admiração. A intenção era fazer uma homenagem a lendários diretores, mas de forma interessante e "meio louca", como diz o próprio Gomez-Rejon.

As paródias são baseadas nos títulos de filmes clássicos, onde Greg e Earl encontram palavras similares e produzem um mini-filme em cima desse novo título criado por eles. Dessa forma, as referências são claras e bem originais. 


“The Seven Seals”, baseado em “The Seventh Seal”
(O Sétimo Selo), de Ingmar Bergman, 1957
---



“Can’t Tempt” baseado em “Contempt” (O Desprezo), 
de Jean-Luc Godard, 1963
---



“Death in Tennis”, baseado em “Death in
Venice” (Morte em Veneza), de Luchino Visconti, 1971
---



“A Sockwork Orange”, baseado em “A Clockwork
Orange” (Laranja Mecânica), de Stanley Kubrick, 1971
---



“Burden of Screams”, baseado no documentário “Burden of Dreams” (1982) sobre a gravação de Fitzcarraldo, de Werner Herzog.
---




“Brew Vervet”, baseado em “Blue Velvet” (Veludo Azul),
de David Lynch, 1986.

---


Para ver todas as referências, basta clicar aqui. Qual é a sua preferida?

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.