Primeiro Encontro "Mulheres Filmmakers no Cinema e no Audiovisual" é atração em SP


Foto de Alice Guy-Blaché.
Você conhece o nome Alice Guy-Blaché? Essa mulher foi a primeira diretora de cinema do mundo e uma das pioneiras na França. Porém, não se assuste se nuca tiver ouvido falar, pois ela foi excluída de boa parte dos livros teóricos e não é tão lembrada quanto os irmãos Lumière.

E hoje? Como está a participação das mulheres no cinema? Espectadoras, atrizes, diretoras, pesquisadoras, onde elas estão? Motivada por essas perguntas, a filmmaker paulista Patrícia Bernal decidiu criar, em 2015, o grupo "Mulheres Filmmakers no Cinema e no Audiovisual", e que atualmente possui mais de duas mil integrantes.

De acordo com Patrícia, a ideia surgiu a partir de uma necessidade individual da paulistana de se conectar com outras mulheres da área no Brasil. "Com o crescimento do grupo, e o entendimento de que a ideia seria muito mais do que uma mera conexão e networking, comecei a pensar na questão da educação e também do grupo como agente e produtor de ações que estimulassem não só a discussão, como também a produção audiovisual feminina na prática", explica.

Patrícia Bernal
Para a filmmaker, há muitos desafios nesse projeto, mas ela destaca dois: "Estimular a autoconfiança e o empreendedorismo das mulheres dentro do cinema e o audiovisual no Brasil". E reforça que é possível competir em qualquer mercado: "A ideia é ser um agente de mudanças e não apenas um espectador do que o mercado te oferece".

Com o fortalecimento desse objetivo de conectar, compartilhar e inspirar a produção audiovisual por parte das mulheres, surgiu também a organização do Primeiro Encontro Mulheres Filmmakers e do Audiovisual, que acontece no próximo sábado (30), em São Paulo (SP).

O evento contará com palestras que trazem uma visão mais empreendedora da área: "A ideia de que além de uma arte, cinema também é comunicação e transformação social, e por isso precisa ser visto como negócio", comenta Patrícia, sobre as temáticas.

365 Filmes preza pela diversidade e acredita que o cinema, enquanto uma arte plural, deve refletir sobre as possibilidades de produção audiovisual. A participação da mulher nesse mercado ainda precisa ser muito discutida. Portanto, apoia essa iniciativa e enxerga o potencial de avanço dessa discussão, que já refletiu em parcerias, produções e só tende a crescer.

"Esse é um momento interessante para reforçar a pauta das mulheres no mercado cinematográfico. O sucesso que o filme 'Que Horas Ela Volta' fez, além de ter contribuído muito para o cinema brasileiro, trouxe de volta o debate da figura da mulher através da diretora Anna Muylaert. Essa é uma grande oportunidade para quem se interessa e pretende crescer na área", opina Mateus Guimarães, editor-chefe da 365 Filmes.

A programação completa e mais informações você pode acessar pelo Facebook. As inscrições para o evento presencial já acabaram. Porém, tudo será transmitido por streamming.

E tem mais: A 365 irá sortear esses dois produtos durante o evento. E ainda tem um desconto para quem vai participar! Basta usar o código "MUFA365" ao finalizar sua compra em nosso site.

Texto por Larissa Garcia.

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.