7 curiosidades sobre a saga Star Wars

Você sabe por que se comemora o dia de Star Wars nesta data?

Em 04 de maio de 1979, quando Margaret Thatcher venceu a eleição e se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de "primeiro-ministro" no Reino Unido, seu partido inseriu uma placa de parabenização em Londres com a mensagem "May The Fourth Be With You, Maggie. Congratulations!" (Algo como "que o dia quatro esteja com você, Maggie. Parabéns"), em alusão à famosa frase "May the Force be with you" (Que a Força esteja com você) da saga Star Wars.

A frase foi novamente usada em 1994 em um debate no Parlamento do Reino Unido, ficando em desuso até 2011, quando o espaço de cinema do Canadá Toronto Underground Cinema (Tiff) organizou o primeiro dia oficial de Star Wars, realizando concursos de fantasias e exibições de filmes. Desde então, a data é comemorada anualmente entre os fãs da saga.

Curiosamente, todos os filmes da trilogia antiga (IV, V e VI) e a trilogia prequel (I, II e III) tiveram sua data de lançamento em maio, mesmo mês em que George Lucas, criador deste universo, faz aniversário (14). No dia 25, o primeiro episódio (Episódio IV: Uma Nova Esperança) lançado da saga completa 40 anos!

Para comemorar a data (e o mês!), separamos mais sete curiosidades sobre a saga para despertar a força nerd em você! Confira:


1. Para dar vida a Darth Vader, foi preciso três atores na trilogia original


James Earl Jones fez a voz de Vader, David Prowse seu corpo e Sebastian Shaw, o rosto.


2. "Luke, I'm your father"


Você sempre reproduziu essa célebre frase do episódio V, certo? Na verdade, o certo é "No, I'm your father!". Na época das filmagens da cena, somente George Lucas, Mark Hamill (Luke Skywalker) e o diretor Irvin Kirshner sabiam o que Darth Vader iria dizer. Tudo planejado para manter o suspense.

3. O que significa o nome do robô R2-D2?


Durante a pós-produção de "Loucuras de Verão" (American Graffiti, 1973), o editor de som pediu a George Lucas, diretor do longa, o "R2-D2" ou "Rolo 2 do Segundo Diálogo" (Reel 2, Dialog 2). Lucas gostou do som produzido pela abreviação, anotando para usá-lo no futuro.

4. George Lucas nunca imaginou que a saga se transformaria em um blockbuster!  


Para George Lucas, seu primeiro filme da saga seria um desastre de audiência. O diretor chegou a mostrar uma prévia do longa aos seus amigos diretores. Brian De Palma o considerou como "o pior filme já feito". Apenas Steven Spielberg previu o sucesso.

Com receio, Lucas, em vez de comparecer à estreia, decidiu entrar de férias para o Havaí com Spielberg, onde eles desenvolveram a ideia para "Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida", de 1981.

5. Você já se perguntou o motivo do primeiro episódio lançado ser o IV, e não o I?

A saga se iniciou em 1977 com o episódio IV ("Uma Nova Esperança"), mas quando foi lançado o filme, seu nome era simplesmente "Star Wars", já que George Lucas não imaginava que faria sucesso a ponto de ter uma continuação, como acabamos de descobrir acima.

As sequências apenas foram consideradas depois que o filme de 1977 se mostrou um sucesso de bilheteria. Assim,  o nome "Star Wars" foi alterado para "Star Wars: Episode IV - A New Hope", em 1981, depois do lançamento do episódio seguinte (Episódio V: O Império Contra Ataca).

Mas por que começar pelo episódio quatro e não pelo número um? Existem várias teorias na internet, mas até hoje não foi confirmado oficialmente o motivo. Muitos alegam que George Lucas pensou em todo o universo antes de lançar o primeiro filme, e a escolha de começar pelo meio seria uma homenagem do diretor às séries de "cliffhanger" de sábado à tarde de 1940, como Buck Rogers e Flash Gordon, que frequentemente exibiam episódios fora de ordem.

Outra inspiração de Lucas com esses programas foi o "text crawl", que nada mais é do que as introduções textuais que aparecem em cada filme da saga, que também era usado nessas séries. Apesar disso, há especulações de que Lucas teria inventado essa ideia de que já previra todos os filmes após seu sucesso, como uma forma de destacar seu lado visionário.

Também existe uma especulação de que a escolha teria sido pensada com base na tecnologia da época, que tornava mais fácil levar o Episódio IV ao cinema, ao invés do primeiro. Considerando a ideia de que Lucas teria todo o universo já planejado desde o lançamento do primeiro filme,  o Episódio IV seria a melhor opção para começar, por fazer uso de uma tecnologia mais simples e possível para aquela época. Neste vídeo, George Lucas explica um pouco da trilogia prequel e a questão do uso desses efeitos especiais.


6. Quando Luke fez excesso da Força 


Durante a cena do compactador de lixo no Episódio IV (Uma Nova Esperança), Mark Hammil, que interpreta Luke Skywalker, segurou sua respiração por tanto tempo que chegou a romper um vaso sanguíneo em seu rosto. A partir de então, para esconder a marca, a produção precisou ajustar os frames para não captar o lado do rosto ferido.


7. Já imaginou se Luke fosse mulher?


Antes da Princesa Leia, interpretada pela atriz Carrie Fisher, ser adicionada à história, George Lucas estava preocupado em não haver personagens femininas na saga, pensando na possibilidade de transformar Luke Skywalker em uma mulher. Apesar dos novos filmes não serem mais roteirizados por Lucas, talvez como uma forma da história compensar essa falta de representatividade feminina,surgiram papeis principais como a Rey (Daisy Ridley), uma mulher forte e independente do Episódio VII, e mais recentemente, com Jyn no prequel "Rogue One". 

Conhece outras curiosidades? Conte para a gente! Que a Força esteja com você!
--

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.