O que nos torna humanos. Conheça o projeto "Human"

Entrevistas documentário Human - o filme Yann Arthus-Bertrand. José Mujica
O fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand reuniu uma equipe e passou 3 anos coletando relatos de mais de 2000 homens e mulheres, por mais de 60 países. As histórias reais, as mais diversas, versam sobre diversos tópicos, como vida, morte, amor, família, pobreza, direito das mulheres, sexualidade e guerra.

Os entrevistados, entre eles 4 brasileiros, não nos são apresentados com nome e pais de origem, escolha acertada da direção, o que torna a obra mais universal. Os relatos variam entre histórias de vida inacreditáveis e situações corriqueiras. Casos de amor e também de ódio e vingança. Ao despir-se de julgamentos morais, cabe ao espectador decidir como lidar com tudo isso.

A obra, porém, peca ao se permitir cair na generalização dicotômica de ricos/pobres, presente no primeiro volume. Note que logo após um relato comovente e intimador de um homem pobre, há dois seguidos de pessoas declaradamente ricas respondendo a uma visão senso comum de que a riqueza é necessariamente sinônimo de falta de trabalho e que implica em infelicidade nas relações familiares. Human também tende muito ao drama. Estes fatores não o diminuem, mas o desvia em alguns momentos de sua essência pró diversidade, apesar de, por outro lado, reforçar as desigualdades sociais. Considerei válido levantar esta questão para reforçar a importância do olhar crítico para com documentários.

As entrevistas são intercaladas com sequencias aéreas de hipnotizante beleza, de aglomeração de pessoas a cenários naturais - como Lençóis Maranhenses - e urbanos, fazendo lembrar a trilogia qatsi, de Godfrey Reggio. Selecionamos alguns screens abaixo:





O ex presidente do Uruguai José Mujica e a atriz Cameron Diaz fazem parte do total de 200 entrevistados. 

Com o intuito de alcançar o maior número possível de espectadores, o projeto tem parceria com o Google Cultural Institute, e foi disponibilizado no Youtube em 6 idiomas - incluindo o Português -, com canais específicos para cada um deles. A versão completa encontra-se dividida em 3 capítulos, de 90 minutos cada. Assista clicando aqui.

Confira o trailer:
O documentário estreou no Festival de Veneza e foi exibido na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, com a presença de Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU.


365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.